



Antes do século VI – África
O café tem origem na Etiópia, no continente africano, onde, antes do século VI, os habitantes locais já tinham o hábito de mastigar frutos de cafeeiro para ganhar energia.

Séculos XIII a XVI – Türkiye
Quando a Etiópia invadiu o Iémen no século XIII, o café foi introduzido no mundo árabe, onde passou a ser a principal bebida social.
Em 1536, o Império Otomano ocupou o Iémen, sendo o primeiro café iemenita exportado para a Europa a partir do antigo pequeno porto de Moca.
Em 1699, a Companhia Holandesa das Índias Orientais contrabandeou grãos de café para a Indonésia e Ceilão (actual Sri Lanka), a fim de aí cultivar a planta.

Séculos XVI a XVII -Europa
Nos séculos XVI e XVII, os comerciantes venezianos e os holandeses, que à época dominavam os mares, introduziram o café na Europa, onde a moda do café foi imediatamente adoptada pela classe alta europeia, passando a bebida a ser conhecida como “ouro negro”.
Em 1645, o Caffè Florian, o primeiro café público do mundo, abriu em Veneza.

Século XVII – Macau
Transportado por navegadores portugueses, o café acabaria também por chegar ao Extremo Oriente, via Macau, fazendo desta cidade a primeira etapa da introdução do café no Extremo Oriente.
