ATT57320.jpg
6世紀前 非洲.png

Antes do século VI – África

O café tem origem na Etiópia, no continente africano, onde, antes do século VI, os habitantes locais já tinham o hábito de mastigar frutos de cafeeiro para ganhar energia.

13-16世紀土耳其.png

Séculos XIII a XVI – Türkiye

Quando a Etiópia invadiu o Iémen no século XIII, o café foi introduzido no mundo árabe, onde passou a ser a principal bebida social.
Em 1536, o Império Otomano ocupou o Iémen, sendo o primeiro café iemenita exportado para a Europa a partir do antigo pequeno porto de Moca.
Em 1699, a Companhia Holandesa das Índias Orientais contrabandeou grãos de café para a Indonésia e Ceilão (actual Sri Lanka), a fim de aí cultivar a planta.

16-17世紀 歐洲.png

Séculos XVI a XVII -Europa

Nos séculos XVI e XVII, os comerciantes venezianos e os holandeses, que à época dominavam os mares, introduziram o café na Europa, onde a moda do café foi imediatamente adoptada pela classe alta europeia, passando a bebida a ser conhecida como “ouro negro”.
Em 1645, o Caffè Florian, o primeiro café público do mundo, abriu em Veneza.

17世紀 澳門.png

Século XVII – Macau

Transportado por navegadores portugueses, o café acabaria também por chegar ao Extremo Oriente, via Macau, fazendo desta cidade a primeira etapa da introdução do café no Extremo Oriente.

19世紀澳門咖啡種植.png

Século XIX – plantou em Macau

No início do século XIX, o Ouvidor das Justiças de Macau, Miguel de Arriaga, visitou Timor (actual Timor-Leste), com vista a introduzir aí o cultivo de café com fundos de Macau.
Em finais do século XIX, a Repartição dos Serviços de Obras Públicas de Macau plantou 426 mudas de café para efeitos de arborização urbana.
A cultura europeia do café está profundamente enraizada em Macau, onde a bebida foi introduzida nos grandes hotéis, cafés e até nos estabelecimentos de comidas de rua, tendo-se tornado parte da vida quotidiana da população local. A bebida que melhor representa Macau não podia ser senão o café.

21世紀至今 澳門現代咖啡文化.png

Século XXI até o presente – Cultura Cafeeira Moderna de Macau

Actualmente, existem muitas lojas especializadas na preparação de café, dando origem a uma nova moda no consumo de café.
Para experienciar o estilo de vida mediterrânico de Macau, é imprescindível tomar uma chávena de café, seja uma bica feita à mão ou um café preparado numa panela de barro. Quem não tiver tomado um café em Macau nunca esteve realmente em Macau

20世紀 澳門捷成咖啡.png

Século XX – Co. de Café Chip Seng, Lda, Macau

Durante o reinado do imperador Daoguang da Dinastia Qing (antes de 1839), o café foi introduzido em Guangzhou via Macau. Como consequência da circulação de funcionários, o café começou a disseminar-se pelas principais cidades da China, onde era visto como novidade.
É de referir também que, junto a este edifício, encontra-se a Companhia de Café Chip Seng, Limitada, uma antiga loja de café em serviço há mais de 80 anos.

Coordinator:Pauline, Choi Pui Leng

Illustrator:Yolanda Kog      

website:www.yolandakogillustration.com