Antes do século VI – África
O café tem origem na Etiópia, no continente africano, onde, antes do século VI, os habitantes locais já tinham o hábito de mastigar frutos de cafeeiro para ganhar energia.
Séculos XIII a XVI – Türkiye
Quando a Etiópia invadiu o Iémen no século XIII, o café foi introduzido no mundo árabe, onde passou a ser a principal bebida social.
Em 1536, o Império Otomano ocupou o Iémen, sendo o primeiro café iemenita exportado para a Europa a partir do antigo pequeno porto de Moca.
Em 1699, a Companhia Holandesa das Índias Orientais contrabandeou grãos de café para a Indonésia e Ceilão (actual Sri Lanka), a fim de aí cultivar a planta.
Séculos XVI a XVII -Europa
Nos séculos XVI e XVII, os comerciantes venezianos e os holandeses, que à época dominavam os mares, introduziram o café na Europa, onde a moda do café foi imediatamente adoptada pela classe alta europeia, passando a bebida a ser conhecida como “ouro negro”.
Em 1645, o Caffè Florian, o primeiro café público do mundo, abriu em Veneza.
Século XVII – Macau
Transportado por navegadores portugueses, o café acabaria também por chegar ao Extremo Oriente, via Macau, fazendo desta cidade a primeira etapa da introdução do café no Extremo Oriente.
Século XIX – plantou em Macau
No início do século XIX, o Ouvidor das Justiças de Macau, Miguel de Arriaga, visitou Timor (actual Timor-Leste), com vista a introduzir aí o cultivo de café com fundos de Macau.
Em finais do século XIX, a Repartição dos Serviços de Obras Públicas de Macau plantou 426 mudas de café para efeitos de arborização urbana.
A cultura europeia do café está profundamente enraizada em Macau, onde a bebida foi introduzida nos grandes hotéis, cafés e até nos estabelecimentos de comidas de rua, tendo-se tornado parte da vida quotidiana da população local. A bebida que melhor representa Macau não podia ser senão o café.
Século XXI até o presente – Cultura Cafeeira Moderna de Macau
Actualmente, existem muitas lojas especializadas na preparação de café, dando origem a uma nova moda no consumo de café.
Para experienciar o estilo de vida mediterrânico de Macau, é imprescindível tomar uma chávena de café, seja uma bica feita à mão ou um café preparado numa panela de barro. Quem não tiver tomado um café em Macau nunca esteve realmente em Macau
Século XX – Co. de Café Chip Seng, Lda, Macau
Durante o reinado do imperador Daoguang da Dinastia Qing (antes de 1839), o café foi introduzido em Guangzhou via Macau. Como consequência da circulação de funcionários, o café começou a disseminar-se pelas principais cidades da China, onde era visto como novidade.
É de referir também que, junto a este edifício, encontra-se a Companhia de Café Chip Seng, Limitada, uma antiga loja de café em serviço há mais de 80 anos.